Origem dos nomes de ruas em Porto Alegre

Sempre ao passar nas ruas de Porto Alegre observo que são poucas as ruas em que a placa onde consta o nome, possui a descrição de quem foi a pessoa que está sendo homenageada.
Claro que existem ruas homenageando cidades, estados, etc.

Por isso resolvi fazer uma pesquisa para descobrir quem foram essas pessoas:

Avenida João Pessoa
Em 1884 era chamada de Rua da Rendeção, depois passou a ser Avenida da Redenção a qual terminava na Rua Venânicio Aires, onde começava a Rua da Azenha.
Um dia após a Revolução de 1930 foi alterada pra João Pessoa em homenagem ao presidente do estado da Paraíba, partidário da chapa de Getúlio Vargas.

Avenida Júlio Castilhos
Júlio Prates de Castilhos (Cruz Alta, 29 de junho de 1860 — Porto Alegre, 24 de outubro de 1903) foi jornalista e político. Foi presidente (era como se chamava os governadores de estado na época) por duas vezes. Foi sucedido por Borges de Medeiros, após a sua morte.

Avenida Borges de Medeiros
Antônio Augusto Borges de Medeiros (Caçapava do Sul, 19 de novembro de 1863 — Porto Alegre, 25 de abril de 1961) foi advogado e político, foi presidente (era como se chamava os governadores de estado na época) do estado do Rio Grande do Sul  por 25 anos, durante o período conhecido como República Velha, sendo sucessor de Júlio de Castilhos. Chefiou os chimangos também conhecicos como borgistas na revolução de 1923.

Avenida Assis Brasil
Homenagem ao gaúcho da cidade de São Gabriel, seu nome é Joaquim Francisco de Assis Brasil.
Nasceu em 29 de julho de 1858, foi escritor, poeta, jornalista e político. Foi embaixador do Brasil na Argentina, Portugal China, México e Estados Unidos. Em 1923 chefiou os maragatos ou também chamados de assistas na Revolução de 1923, a qual lutava pelo deposição de Borges de Medeiros, então governador do Estado.

Na cidade de Pedras Altas existe um castelo que foi a residência de Assis Brasil onde foi assinado o Pacto de Pedras Altas na Revolução de 1923. Tive a oportunidade de visitar este castelo com a minha família quando tinha uns 12 anos, na época não tinha idéia de quem fosse Assis Brasil e da história daquele lugar.

Avenida Otávio Rocha
Otávio Francisco da Rocha nasceu na cidade de Pelotas. Foi militar, engenheiro, educador, político, jornalista e prefeito de Porto Alegre entre 1924 e 1928.Foi o idealizador da avenida que leva seu nome, homenagem esta feita por Alberto Bins então vice-prefeito que assumiu após a morte de Otávio Rocha.

Avenida Alberto Bins
Alberto Bins (Porto Alegre, 1869 — Porto Alegre, 24 de abril de 1957) foi industrial, comerciante e político. Foi o primeiro porto-alegrense a se tornar prefeito da cidade.

Rua Doutor Flores
Ilustre médico e político Luiz da Silva Flores, antigo morador da rua que na época se chamava Rua Santa Catarina.

Avenida Bento Gonçalves
Bento Gonçalves da Silva (Triunfo, 23 de setembro de 1788 — Pedras Brancas, 18 de julho de 1847), miltar e revolucionário, um dos líderes da Revolução Farroupilha.

Rua José de Alencar
José Martiniano de Alencar nasceu em Mecejana no estado de Ceará em 1º de março de 1829. Foi escritor e político, escreveu os livros O Guarani, Iracema. A homenagem foi um forma de reconhecimento por ter projetado a imagem das tradições do Rio Grande do Sul no cenário nacional com o romance O Gaúcho, publicado em 1870.

Avenida Gen. Flores da Cunha
José Antônio Flores da Cunha (Santana do Livramento, 5 de março de 1880 — Porto Alegre, 4 de novembro de 1959) foi advogado, general e político. Tendo sido presidente e senador do Rio Grande do Sul. Atuou na revolução de 1930 que levou Getúlio Vargas a chefia do país em novembro daquele ano.

Avenida Carlos Barbosa
Carlos Barbosa Gonçalves (Pelotas, 8 de abril de 1851 – Jaguarão, 29 de setembro de 1933) foi médico e político, governou o estado do Rio Grande do Sul durante a República Velha. Foi precedido e sucedido por Borges de Medeiros.

Avenida Osvaldo Aranha
Osvaldo Euclides de Sousa Aranha (Alegrete, Rio Grande do Sul 15 de fevereiro de 1894 — Rio de Janeiro, 27 de janeiro de 1960) foi um político e diplomata brasileiro. Amigo e aliado de Getúlio Vargas na revolução de 1930. Em 1947 foi chefe da delegação brasileira na recém-criada ONU, nela presidiu a segunda Assembléia Geral da ONU que votou o Plano da ONU para a partição da Palestina, que culminou na criação do Israel. Por ter sido um dos articuladores da criação do estado de Israel foi homenageado emprestando seu nome a uma rua em Tel Aviv, Israel. Pelo mesmo motivo, há também uma rua com o seu nome em Bersebá, Israel, localizada no Campus da Universidade Ben-Gurion do Negev.

Avenida Venâncio Aires
Venâncio de Oliveira Aires (Itapetininga, 12 de novembro de 1841 — Santo Ângelo, 16 de outubro de 1885) foi jornalista e percursor das idéias republicanas e abolicionistas. Foi um dos fundadores do PRR (Partido Repuplicano Riograndense).

Rua Ramiro Barcelos
Ramiro Fortes de Barcelos (Cachoeira do Sul, 23 de agosto de 1851 — Porto Alegre, 28 de janeiro de 1916) foi um político, escritor, jornalista e médico. Exerceu os mandatos de deputado provincial, senador da república. O que mais notabilizou Ramiro Barcelos foi um poema campestre de sátira política elaborado entre 1910 e 1925, em razão de uma briga política contra seu primo Borges de Medeiros, então presidente do estado.

Avenida Loureiro da Silva
José Loureiro da Silva (Porto Alegre, 1902 — Porto Alegre, julho de 1964) foi um político, prefeito de Gravataí por um mandato e prefeito da capital gaúcha por dois mandatos.
Foi um dos fundadores do Partido Trabalhista Brasileiro, onde, em 1955 disputou, com Leonel Brizola, a prévia do partido para a escolha do candidato a prefeito.

Avenida Érico Veríssimo (2ª permitral)
Érico Lopes Veríssimo (Cruz Alta, 17 de dezembro de 1905 — Porto Alegre, 28 de novembro de 1975) foi um dos escritores mais populares do século XX. Autor do grande romance “O tempo e o Vento”.

Avenida Professor Oscar Pereira
Oscar Pereira da Silva (São Fidélis, 29 de agosto de 1865 ou 1867 — São Paulo, 17 de janeiro de 1939) foi um pintor, desenhista, decorador e professor da passagem do século XIX para o século XX.

Avenida Carlos Gomes
Antônio Carlos Gomes (Campinas, 11 de julho de 1836 — Belém, 16 de setembro de 1896) foi o mais importante compositor de ópera brasileiro. Destacou-se pelo estilo romântico, com o qual obteve carreira de destaque na Europa. Foi o primeiro compositor brasileiro a ter suas
obras apresentadas no Teatro alla Scala. É o autor da ópera O Guarani.

Avenida A. J. Renner
Antônio Jacob Renner, mais conhecido como A. J. Renner (Alto Feliz, 7 de maio de 1884 — dezembro de 1966) foi um empresário e o fundador da Lojas Renner, uma das maiores redes varejistas gaúchas de vestuário. Foi um dos maiores empresários do Rio Grande do Sul.

Avenida Protásio Alves
Protásio Antônio Alves (Rio Pardo, 1858 — Porto Alegre, 5 de junho de 1933) foi um médico e político.
Diplomado médico pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1881. Foi desde jovem membro ativo do Partido Republicano Rio-grandense (PRR), tendo sido eleito deputado à Assembléia Constituinte Estadual do Rio Grande do Sul em 1891.

Avenida Plínio Brasil Milano
Plínio Brasil Milano (Alegrete, 7 de outubro de 1908 — Montevidéu, 22 de dezembro de 1944) foi um advogado e delegado de polícia brasileiro, atuante em Porto Alegre.

Avenida Augusto Meyer
Augusto Meyer (Porto Alegre, 24 de janeiro de 1902 — Rio de Janeiro, 10 de julho de 1970)  foi um jornalista, ensaísta, poeta, memorialista e folclorista. Foi membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia Brasileira de Filologia(É a ciência que estuda uma língua, literatura, cultura ou civilização sob uma visão histórica, a partir de documentos escritos).

Avenida Sen. Tarso Dutra
Tarso de Morais Dutra (Porto Alegre, 15 de maio de 1914 — Porto Alegre, 5 de maio de 1983) foi um advogado e político. Formado em Direito pela UFRGS.
Ministro da Educação de 15 de março a 30 de outubro de 1969, durante os governos Costa e Silva e da Junta Militar de 1969. Foi um dos encarregados em revisar o texto do Ato Institucional Número Cinco.

Avenida Sen. Salgado Filho
Joaquim Pedro Salgado Filho (Porto Alegre, 2 de julho de 1888 — São Francisco de Assis, 30 de julho de 1950) foi um magistrado e político. Apoiou Getúlio Vargas na Revolução de 1930, foi ministro do Trabalho, deputado federal, primeiro ministro da aeronáutica e senador.
Foi um dos criadores do Correio Aéreo Nacional e da Escola de Aeronáutica, que resultou na separação da Força Aérea Brasileira do Exército. Estimulou a criação de aeroportos para aviação comercial no Brasil.

Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto
Aureliano de Figueiredo Pinto (Júlio de Castilhos, 1° de agosto de 1898 — Santiago do Boqueirão, 22 de fevereiro de 1959) foi um médico, jornalista, poeta, historiador e escritor.
Tomou parte ativa na Revolução de 1930, acompanhando como capitão-médico o primeiro piquete a entrar em Itararé.

Fontes:
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/vivaocentro
Livro: As ruas de Porto Alegre
Wikipédia

About these ads

5 Respostas

  1. deise

    Gostei não sabia a metade dessas imformção ,muito interesante

    12/07/2012 às 20:21

  2. bia

    consegue postar a historia da Rua Gramado? muito obrigada

    10/04/2013 às 20:24

  3. Origem do nome da rua cel Andre Belo- P Alegre-rs

    22/05/2013 às 18:25

  4. Sérgio Rodrigues

    Legal, descreve os homenageados, entretanto não revela a origem, data de abertura da rua/construção. Você sabia que parte da Avenida Farrapos foi antes Minas Gerais?

    13/06/2013 às 23:41

  5. Roberto Santini

    Bom dia Colega

    Como bem disseste a minha rua não tem placa resolvi faze-la por conta própria pode me orientar quem foi Pero Vaz de Caminha , rua da Vila Jardin.

    23/09/2013 às 08:58

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 245 outros seguidores